site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Chefs renomados preparam pratos exclusivos em Búzios

Notícias

Chefs renomados preparam pratos exclusivos em Búzios

publicada em 24/10/2016

Cidade recebe o Festival Gastronômico Les Pantagruels a partir de terça-feira.

Desde que Brigitte Bardot pisou nas areias douradas de Búzios, há 50 anos, o balneário não foi mais o mesmo. Ganhou os olhares do mundo e passou a receber visitantes estrangeiros. Atraídos pelo paraíso da atriz, uma constelação de chefs franceses aporta amanhã na cidade para participar do Festival Gastronômico Les Pantagruels, que será aberto ao público terça-feira, no Hotel Le Relais La Borie, debruçado sobre a Praia de Geribá.

Estão escalados os franceses Marc Meurin (duas estrelas no guia Michelin, para seu restaurante Château de Beaulieu, na categoria Relais & Chateaux), Patrick Gauthier (uma estrela no guia Michelin com o La Madeleine) e François Will. Tem ainda a turma "carrioca", de franceses que moram no Rio, como o celebrado chef Roland Villard, que conquistou uma estrela Michelin quando esteve à frente do Le Pré Catelan, além de Frédéric Monnier, da Brasserie Rosário, Franck Gerard, do Taverne 67, em Búzios, e Philippe Brye, responsável pelas sobremesas do hotel Sofitel. Participa também a chef argentina Sânia Persiani, do restaurante buziano Le Cigalon. O chef Paulo Cordeiro é o cicerone e está à frente do Chez Françoise, dentro do La Borie.

- Nós, franceses, somos fascinados pelos ingredientes brasileiros. E o evento nos dá a oportunidade de trocar experiências, conhecer novos insumos e praticar uma culinária franco-brasileira. É uma honra ser convidado - diz Gauthier, do La Madeleine, em Sens, na região da Borgonha.

Antes mesmo de o público ser recebido, os chefs vão se reunir durante o dia para garimpar ingredientes e conversar sobre o menu a ser oferecido à noite, de terça a sábado, no restaurante Chez Françoise. Na lista de compras, já estão itens como pirarucu, jambu, caju, tambaqui e palmito fresco.

- É um festival especial, pois o cardápio não está pré-determinado. Vamos ao mar buscar o peixe, à feira. É divertido, mas também tenso. Há muita discussão antes de chegarmos a um prato, a um consenso - conta Frédéric Monnier, que participa desde a primeira edição, há seis anos.

EDIÇÃO TERÁ HOMENAGEM

Roland Villard ressalta que a idealizadora do evento, Françoise Lindemann, será homenageada nesta edição. Proprietária do La Borie e uma das grandes entusiastas da gastronomia em Búzios, ela faleceu no início do mês.

- Françoise começou há 30 anos em Geribá, quando não havia nada por ali. E fez questão de qualificar pessoas para a cozinha. Ela é a dona desta ideia e fazia questão do evento se manter. Por isso, vamos lembrar dela a cada momento - diz o chef.

O evento é aberto ao público, mediante reserva.

Fonte: oglobo.globo.com

fotos vídeos como chegar