site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Emerge o Parque da Lagoa do Canto

Notícias

Emerge o Parque da Lagoa do Canto

publicada em 23/08/2005

O prefeito Toninho Branco e o secretário de Planejamento e Meio Ambiente Octávio Raja Gabaglia receberam o projeto do Parque Lagoa do Canto, no domingo, à tarde

O projeto, a ser executado numa área de cerca de 350 mil m2, criará uma nova centralidade em Búzios, um novo foco na península, estendendo para toda área vizinha, a Vila Caranga e adjacências, um efeito muito positivo, inclusive sobre a valorização dos ativos imobiliários, segundo declaração do secretário Octavinho.
Do total da área, cerca de 160 mil m2 serão doados ao Município, sem considerar o arruamento e logradouros, que serão áreas públicas.
Na área edificável, haverá um desmembramento com lotes de no mínimo 8 mil m2, com uma área de ocupação de 5 %, não podendo o distanciamento entre essas áreas ser inferior a 40 metros.
O desmembramento só será possível em razão do interesse público, a criação de um parque, com instalações e equipamentos, como um anfiteatro para 500 lugares.
Octávio pontuou que a proximidade com a Rua das Pedras, e a inserção de todo o complexo num sistema viário mais adequado, ainda fará com que a estrada (a Bento Ribeiro Dantas) abrace a lagoa, hoje, absolutamente fora da vista dos visitantes e até mesmo dos buzianos, colocando também o verde, em lugar de uma muralha de comércio, o que vem ocorrendo até agora na Cidade.

A preservação e incorporação da Lagoa ao cotidiano da Cidade

O projeto, elaborado em conjunto com a Serla, órgão estadual das lagoas, permitirá também que todo o esgoto despejado na Lagoa do Canto seja direcionado a rede de coleta da Prolagos.
- Para quem observa de cima, pode-se ver uma coloração diferente no lado próximo à Vila Caranga, resultado de um excesso de oxigenação, um eufemismo para o despejo de esgoto em forma indevida - revelou Octavinho, acrescentando que a Via Azul com um sistema de drenagem correto, tudo feito em articulação com a Serla, estará evitando situações como esta ou parecidas.

‘Este semestre se inicia com dois projetos de impacto’

O prefeito Toninho Branco disse ao PH que o aterro sanitário em Baia Formosa, com a licença da Feema, a ser iniciado e o Parque da Lagoa do Canto constituem ‘o padrão dos projetos do seu governo, para resgatar um modelo de Búzios, de onde nunca deveria ter se afastado, representando de vez uma melhor inclusão de áreas e das suas populações’.
Toninho recebeu dos controladores da Miras Imobiliária e Administração Ltda., Lou Reade e Rodolfo Rocha Miranda, proposta firme, em que é contemplada a doação com encargos em reunião de trabalho no domingo mesmo, certo de que tudo será feito com a preocupação de preservar uma vegetação e fauna da área, ressaltando que o Meio Ambiente trabalha com alternativas, para resolver o problema do esgoto, como a criação de pequenas estações de tratamento e redes próprias.
Pedido de licença já deu entrada na Secretaria de Serviços Públicos, feito pela Bioba Empreendimentos, com vistas à implantação de um aterro sanitário na área do lixão da Baia Formosa. O pedido de licença antecipa a indicação de um investimento, privado, para a recuperação da área do lixão, contemplando, ainda, a constituição de uma cooperativa de catadores de lixo, o que seria o traço social do projeto, gerando renda e empregabilidade (RBF).

fotos vídeos como chegar