site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Festa de São Pedro acontece há mais de 50 anos em Búzios

Notícias

Festa de São Pedro acontece há mais de 50 anos em Búzios

publicada em 30/06/2015

Festa de São Pedro acontece há mais de 50 anos em Búzios
Evento foi antecipado por cair em uma segunda-feira

A Colônia dos Pescadores Z-23, realizou neste domingo 28/06, a tradicional Festa de São Pedro, que celebra o ‘Santo Padroeiro dos Pescadores’. O evento antecipado para o dia 28, (se comemora no dia 29/06) que tem o objetivo de ser um encontro para as famílias buzianas e visitantes do município, mais uma vez surpreendeu . Com uma programação diversificada na Praia da Armação a festividade que acontece há mais de cinquenta anos no balneário, lotou a Orla Bardot e o Porto dos Pescadores. Locais e turistas movimentaram a beira-mar buziana, nem a fina chuva que insistiu cair por alguns minutos atrapalhou a tradicional corrida de botes à remo.
A corrida de botes, cada ano ganha mais adeptos. Sem contar a procissão terrestre com a presença do Padre Zito e dos fiéis das Igrejas de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, que em seguida passa a ser marítima levando a imagem do Santo Protetor dos Pescadores. A procissão no mar atraiu centenas de participantes que fazem de tudo por uma vaguinha em alguma embarcação. Dessa vez muita gente ficou para trás por falta de espaço nos barcos.

As famílias tradicionais de Búzios se reuniram para comemorar o dia em que todos os locais se encontram todo ano.
De acordo Chita Sá, Presidente da Colônia de Pescadores Z-23, mais um ano a festa surpreendeu.

“A Colônia de Pescadores é de 1950 e desde a sua fundação já acontecia. Com o passar dos anos a festa cresceu muito e tivemos que colocar mais atrações. A colônia não tem poder aquisitivo grande. Esse ano fizemos a festa sem ter que pedir nada a ninguém, a Prefeitura realizou o evento com a nossa organização. Antes pedíamos patrocínio aos comerciantes e recebia muitos ‘nãos’, além de ter que ouvir conversa fiada. Meu trabalho é reto na colônia. Precisamos resgatar o nosso povo, a nossa essência, a nossa cultura. Pessoas que estão esquecidas, isso não pode acontecer, vamos resgatar quem realmente fez Búzios. Quando Brigite chegou ela encontrou os pescadores, nossas características, o nosso povo e a nossa gente! Ser Buziano é amar essa terra, é defender essa terra. Ser Buziano de fato é amar mais do que todo mundo, é defender essa terra com unhas e dentes”- relatou Chita.

O evento contou com o apoio da Guarda Vidas, Guarda Municipal, Ordem Pública e secretaria de Saúde.

Por Bebeto Karolla
Folha de Búzios

fotos vídeos como chegar