site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Festival gastronômico em Búzios, RJ, reúne chefs franceses estrelados

Notícias

Festival gastronômico em Búzios, RJ, reúne chefs franceses estrelados

publicada em 24/10/2014

Festival gastronômico em Búzios, RJ, reúne chefs franceses estrelados
Imagine um evento que combine o luxo da gastronomia francesa com ingredientes tipicamente brasileiros. Some-se a isto uma harmonização de vinhos cuidadosamente escolhidos e um encantador cenário em uma das praias mais famosas de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Esta é a proposta do "Les Pantagruels", festival anual que já está na quinta edição e que reúne chefs estrelados do guia Michelin para uma semana de confraternização e troca de experiências no hotel Le Relais de la Borie, em frente à praia de Geribá.
saiba mais
Búzios terá festival gastronômico com chefs franceses estrelados
RJ TV 2ª Edição: Les Pantagruels reúne time seleto da alta gastronomia
Reuniões diárias são feitas para elaborar o cardápio que será oferecido ao público. Mais de 200 ingredientes selecionados, de fornecedores próprios do restaurante do hotel, são colocados à disposição dos chefs, que têm total liberdade para criar os pratos que serão servidos nas noites de evento. A ideia é unir o glamour da culinária francesa com os ingredientes brasileiros. As receitas criadas durante o festival são únicas. "Eles têm uma inteligência natural. São tão acostumados a criar que, ao verem produtos novos, eles imediatamente conseguem elaborar um prato completamente novo. É maravilhoso acompanhar o processo de criação de profissionais tão talentosos", diz Françoise Lindemann, proprietária do Le Relais de la Borie e organizadora do evento.
Para Alessandro Casanova, sommelier do restaurante e responsável pela escolha das bebidas, o desafio é enorme, pois é preciso escolher os vinhos antes da criação dos pratos. Utilizar vinhos "coringa" foi a solução encontrada por ele para que a combinação seja sempre correta. Ele também faz uma demonstração dos vinhos que serão servidos nas noites do evento para que os chefs possam adequar os pratos.
A reunião de vários chefs estrelados dentro de uma mesma cozinha não é problema para o "Les Pantagruels", pelo contrário. É uma oportunidade de troca de experiência e conhecimento entre eles. "Existe uma hierarquia natural ente os chefs. O Marc Meurin, que possui duas estrelas no Guia Michelin, é muito respeitado entre os outros chefs, então ele é uma liderança natural", relata Paul Lindemann. "Compartilhar o conhecimento com outros chefs, sendo que todos eles trabalham em seus próprios restaurantes, é uma alegria imensa para todos que participam do encontro. A sinergia entre nós é impressionante. Cada um tem uma ideia diferente, portanto, cada prato é uma criação conjunta. Nunca alguém, sozinho, faria o que é criado aqui", avalia Marc Meurin, proprietário do Le Meurin e de outros três restaurantes na França.
A convivência com profissionais deste porte é uma grande oportunidade, também, para Paulo Cézar Cordeiro, chef do Chez Françoise, restaurante do hotel que sedia o festival: "Receber essa equipe de 10 chefs estrelados na minha cozinha é um verdadeiro aprendizado. Eu e minha equipe prestamos auxílio a eles. Eu fico doido na cozinha, porque todos os chefs me solicitam quando querem algum ingrediente, mas é uma experiência recompensadora". Tanto que o duo de cavaquinha, uma receita da primeira edição do festival, está até hoje no cardápio do Chez Françoise e é o prato de frutos do mar mais pedido - e elogiado - da casa.
Um ingrediente, em especial, desperta o interesse dos chefs internacionais: a batata baroa. O sabor e consistência únicos do tubérculo típico da América do Sul encanta os profissionais, que o utilizam com frequência nas receitas do festival. O maracujá brasileiro também impressiona os chefs franceses, pelo sabor acentuado e quantidade de sumo dentro da fruta. Em determinada ocasião, um simples doce muito comum da culinária brasileira ganhou contornos de ingrediente exclusivo em uma sobremesa criada para o festival: "Durante um passeio, um dos chefs experimentou paçoca e se apaixonou pelo doce. Ele solicitou que comprassem uma certa quantidade e criou a sobremesa daquela edição do festival", lembra Paulo Cézar Cordeiro.

fotos vídeos como chegar