site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Eleitores de Búzios serão identificados pelo sistema biométrico

Notícias

Eleitores de Búzios serão identificados pelo sistema biométrico

publicada em 01/10/2014

Eleitores de Búzios serão identificados pelo sistema biométrico.
Os eleitores de Niterói, na região metropolitana do Rio e de Armação dos Búzios, na região dos lagos, vão votar de forma diferente no próximo dia 5 de outubro.

Os dois municípios são os únicos do estado do rio nos quais a eleição vai ocorrer pelo sistema biométrico, que checa a identidade do eleitor por meio das impressões digitais.

No momento da votação, haverá mais uma etapa, além de mostrar o documento com foto e o título, será pedido que a pessoa coloque o dedo em contato com o leitor de digitais presente nas seção eleitoral.

Em Búzios, vão ser mais 23 mil eleitores votando pelo novo sistema e em Niterói mais de 352 mil. No município da região dos lagos, vão estar em funcionamento 74 urnas eletrônicas com a leitura biométrica, deste total, sete serão usadas em casos de falhas.

Já em Niterói, haverá no total 1312 urnas biométricas, sendo119 extras . De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o sensor biométrico tem capacidade de analisar 70 sinais diferentes em cada impressão digital, o que segundo o tribunal, torna impossível haver coincidência de impressão, mesmo entre gêmeos idênticos, por isso, o sistema é considerado um avanço na segurança e transparência das votações.

A biometria já está sendo usada no Brasil para identificar os eleitores desde 2008, quando as cidades Colorado do Oeste, em Rondônia, Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul e São João Batista, em Santa Catarina, realizaram as eleições municipais por meio do processo de identificação biométrico.

De lá pra cá, mais de 22 milhões de eleitores já foram recadastrados e nas eleições deste ano haverá votação pelo sistema em 763 municípios brasileiros e no Distrito Federal. A expectativa do TSE é que em 2018 todos os eleitores do país já estejam cadastrados biometricamente.

fotos vídeos como chegar