site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Match Race Brasil: Daniel Glomb vence etapa de Búzios

Notícias

Match Race Brasil: Daniel Glomb vence etapa de Búzios

publicada em 03/06/2007

3/6/2007 - Um campeão inédito. O paranaense Daniel Glomb venceu, pela primeira vez, uma etapa do Match Race Brasil. Na final da primeira etapa desta quinta edição, realizada na raia do Iate Clube Armação de Búzios, Glomb superou o catarinense André Fonseca por 2 a 1, na manhã deste domingo, e garantiu o prêmio de R$ 10 mil, além de 10 pontos na classificação.

Na disputa do terceiro lugar, em apenas uma regata, vitória de Alexandre Saldanha sobre Alan Adler. A decisão do Match Race Brasil 2007 acontece em Ilhabela, de 4 a 7 de outubro, quando será disputada a segunda e última etapa do torneio.


Foi uma disputa "gaúcha", como um Gre-Nal, com barcos azul e vermelho na raia. Os dois velejadores são radicados em Porto Alegre e cada um representa um clube da capital gaúcha. Fonseca, que integrou a equipe do Brasil 1 na Volvo Ocean Race, é do Clube Jangadeiros, enquanto Daniel Glomb, melhor brasileiro no ranking mundial de match race (44º lugar), é do Veleiros do Sul. Os dois se enfrentaram na primeira fase, com vitória de Fonseca, o que garantiu a ele o primeiro lugar na etapa classificatória - Glomb ficou em segundo.


No primeiro match decisivo, Fonseca, no barco azul, não soube escolher o melhor vento e, mesmo largando na frente, permitiu que logo na primeira bóia Glomb assumisse a liderança. Com o barco vermelho, o paranaense apenas administrou a vantagem para fazer 1 a 0. Na segunda regata, Glomb largou bem melhor, mas desta vez foi Fonseca quem reagiu, para empatar a disputa. No match decisivo, os dois barcos largaram escapados, mas Glomb conseguiu passar a linha novamente mais rápido e saiu na frente. Fonseca reagiu bem e encostou, ainda na primeira bóia. Com o balão aberto, Glomb aumentou novamente vantagem e desta vez não permitiu reação. O paranaense é o terceiro brasileiro, depois de Torben Grael e Alan Adler, a vencer uma etapa do Match Race Brasil.


"Estou orgulhoso por vencer o Fonseca e, também, por ser o terceiro brasileiro a vencer uma etapa do Match Race. Tivemos sorte nessas regatas finais, pois com o vento fraco (4 nós, com rajadas de 7 nós) as mudanças na raia acontecem de uma hora para outra. Os dois primeiros matches foram equilibrados, mas no último conseguimos nos recuperar primeiro e saímos com vantagem", comentou Glomb, que voltará a velejar na Rolex Ilhabela Sailing Week, de 7 a 14 de julho, ao lado de Alan Adler, no Cristabella, pela classe IMS.

Conformado com o vice-campeonato, Fonseca só lamentou a derrota na primeira regata da decisão.


"Como sempre a disputa com o Glomb foi difícil e bonita. Somos rivais no Sul, mas muito amigos e nos respeitamos. Na primeira regata, dominamos na largada, mas eles conseguiram um vento melhor e venceram. Na segunda aconteceu o contrário. E, na terceira, queimamos a largada e com a condição de vento da raia era difícil haver uma recuperação. Estou satisfeito,mas acho que perdemos o título na primeira regata, quando deixamos eles reagirem", disse Fonseca. O iatista viaja dia 22 para Cascais, onde a partir de 4 de julho tentará garantir uma vaga para o Brasil, na classe 49er, ao lado de Rodrigo Link.

A decisão do terceiro lugar aconteceu em apenas uma regata. Adler errou a bóia de largada antes de o match começar e Saldanha passou a marcá-lo. Punido, Adler teve de fazer uma manobra de 270º, e disso se aproveitou Saldanha para saber o momento certo de ultrapassar e garantir a vitória. "Estou feliz por subir ao pódio, mas decepcionado com o desempenho na fase semifinal, quando bobeamos nas duas regatas e deixamos o Fonseca vencer. Faltou entrosamento e isso foi decisivo naquele momento", disse Alexandre Saldanha, representante do Brasil na classe J/24 do Pan do Rio.


Semifinais - Enquanto Fonseca venceu Saldanha em duas regatas, Glomb precisou se recuperar para garantir a vaga na decisão. Adler venceu a primeira, mas Glomb confirmou seu favoritismo ganhando as duas seguintes, mesmo pagando punição no segundo match.


Semifinais:


Fonseca 2 x 0 Saldanha
Glomb 2 x 1 Adler

Decisão do 3º lugar:


Saldanha 1 x 0 Adler

Final:


Glomb 2 x 1 Fonseca

Classificação do Match Race Brasil 2007
1 - Daniel Glomb - 10 pontos
2 - André Fonseca - 8
3 - Alexandre Saldanha - 6
4 - Alan Adler - 5
5 - Alejo Rigoni - 4
6 - Ricardo Lobato - 3
7 - Horácio Carabelli - 2
8 - Lars Grael - 1

A primeira etapa do Match Race Brasil, que distribuiu R$ 40 mil em prêmios em Búzios, foi uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e patrocínio da Oi, Volvo, HSBC e prefeitura de Búzios.

fonte - matchracebrasil.com.br foto - © Luiz Doroneto / adorofoto

fotos vídeos como chegar