site em português
  • Página inicial | 
  • Fale Conosco | 
  • Marketing
» Página inicial » Notícias » Como fica a reabertura do turismo em Búzios

Notícias

Como fica a reabertura do turismo em Búzios

publicada em 31/07/2020


Vejam como será a retomada das atividades dos hotéis, bares, restaurantes e nas praias do balneário a partir deste fim de semana

Búzios retoma suas atividades turísticas neste fim de semana, a partir de 1º de agosto, com a reabertura de bares e pousadas. As barreiras sanitárias para acesso à cidade serão mantidas, e os viajantes terão agora que apresentar um QR Code aos agentes, além de ter a temperatura aferida. O código será emitido pelos hotéis e restaurantes para seus clientes, e visa impedir a entrada de visitantes que vão para Búzios apenas passar o dia. A reabertura do turismo acontece um mês depois da flexibilização do funcionamento de bares e restaurantes.

Como ficam as praias nessa retomada:
As praias de Búzios seguem todas fechadas para banho de sol na areia. Por enquanto, estão abertas apenas para a prática de esportes, o que inclui caminhadas, corridas, Stand Up Paddle, natação, surfe, caiaque e afins.

Dito isso, encontre seu trecho de mar:
Para surfe, as melhores são Brava e Geribá.

Já natação, sup, snorkel, caiaque, vá para Foca, Forno, Manguinhos (lugar perfeito para estar dentro dágua na hora em que sol se põe), João Fernandes e Fernandinho, Azeda, Ossos e Bardot. Em João Fernandes, inclusive, há uma área demarcada para snorkel.

A Rasa, por sua vez, é para a turma do kite e wind.


Funcionamento de bares e restaurantes:
Os bares e restaurantes de Búzios estão funcionando desde julho com 50% da capacidade, ocupação limite que se mantém nessa retomada do turismo. E com toque de recolher às 23h, mantendo sempre os procedimentos de controle do vírus como regra.

As medidas têm funcionado bem. De acordo com Janaína Medina, que mora em Búzios, comerciantes e frequentadores têm cumprido as regras.

- A única exceção foi no Porto do Barra, assim que reabriu, quando houve uma certa aglomeração e pessoas sem máscara. Mas logo foi resolvido - conta ela.

No restaurante 74 o cliente é recebido com um termômetro. Ninguém entra ou trabalha sem a temperatura aferida. O uso de máscara é obrigatório para os funcionários e, para os frequentadores, quando se levantarem das mesas.

O Bar do Zé , na Orla Bardot, segue na mesma linha. Máscaras, gel na mesa, na entrada e movimento controlado. Estevão Figueira de Mello (o Zé), sócio do restaurante, vê a retomada de forma otimista, e defende ainda que a barreira seja mantida.

_ Isso aqui está uma maravilha. Acredito que o turismo precisa, sempre, desse controle. É até uma forma de preservação do local.

O Rocka também reabriu faz um mês, se adaptou aos procedimentos. A parte interna do restaurante funciona com apenas 16 lugares, o terraço ganhou ares de living com namoradeiras longes umas das outras para respeitar o distanciamento, no gramado podem no máximo duas pessoas no colchão menor e 4 no maior.

_ Não deixamos mais que dois casais juntos para que não haja aglomeração. Se chega um grupo maior, a gente divide. E a aceitação tem sido boa; as pessoas têm respeitado os protocolos_, conta o chef e proprietário, Gustavo Rinkevich, que explica que também adaptou o cardápio por causa da pandemia e da logística _ Agora tem mais itens locais ainda.

Para Rinkevch, a reabertura lenta e de forma responsável é o melhor caminho para garantir o controle do vírus.



Trilhas ao ar livre:
Atividades ao ar livre sempre foram uma atração em Búzios. Agora, com a necessidade de distanciamento social e o risco de atividades físicas em academias, práticas como trekking ganham mais adeptos.

Para quem gosta de caminhar, o destino tem trilhas que rendem lindos visuais e bons mergulhos em Búzios. A Cactus Experiências, agência especializada em esportes na natureza, indica três delas: a da Serra das Emerências, a do Pai Vitório e a que leva às piscinas naturais da Ferradurinha.

_ Nós levamos em todas. Nossos grupos são de no máximo 10 pessoas, e cuidamos para que o distanciamento de 1,5 metro seja mantido entre os integrantes do grupo que não estejam juntos. Além, claro, do uso de máscaras e álcool em gel _ conta Paula Rascão, proprietária da agência.


Paula é  também a idealizadora da plataforma e-Trilhas e do app Trilha Transcarioca. Em 2017, foi convidada a representar o Brasil no Japão, durante a expedição da rede mundial World Trails Network.


Onde ficar em Búzios: 
Pelo decreto municipal da reabertura de Búzios, a hotelaria poderá funcionar com lotação de até 70%. Alguns estabelecimentos vão reabrir já neste fim de semana, como é o caso do Boutique Hotel & Spa Casas Brancas.


Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/blog/jujunatrip/como-fica-reabertura-turismo-buzios/

fotos vídeos como chegar